sexta-feira, 24 de abril de 2009

PIQUIÁ (Caryocar coriaceum e caryocar villosum)



Fruto da árvore do mesmo nome, cujo tronco atinge alturas consideráveis. Tem forma esférica, ligeiramente achatada nos pólos e seu tamanho regula o de uma laranja graúda. A casca, de cor marrom-acinzentada é espessa e carnuda, com quatro bagos em forma de rim, composta de polpa amarela de 3 a 10 mm de espessura, aderente a um caroço lenhoso, muito duro, que contém uma amêndoa comestível e bastante apreciada. A polpa fornece 76% de gordura branca para uso culinário. O fruto é consumido após cozimento, a amêndoa é saborosa e a madeira também é de ótima qualidade.

8 comentários:

  1. Aguem sabe como tirar o amargo do fruto? Já pesquisei e não encontrei nada a respeito! Gostaria de aproveitar 10 frutos mais são amargos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende,há árvore que os frutos não ocorrem. No seu caso vc pode está comprando frutos não maduros, estes são mais amargos.

      Excluir
  2. Cozinhe sem sal jogue a primeira água aí depois cozinhe de novo com sal aí vai sair o amargo

    ResponderExcluir
  3. Moro no interior e aqui cozinhamos pequiá esse é o nome aqui na nossa região.
    Tiramos o amargo lavando com sal depois cozinhamos somente água e sal e comemos com farinha e café. Delicia.
    Tem que conhecer o piquiá pois existe várias marcas e alguns amargam mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber como fazer a muda do piquiá

    ResponderExcluir
  5. No caso de pequiás o amargo depende da árvore. Alguns são muito amargos e outros são deliciosos. Os deliciosos são muito mais difíceis de encontrar. E tal qual acontece com as pupunhas que entre 20 cachos encontramos uma que é deliciosa.

    ResponderExcluir