quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ARATICUM

Annona cacans - araticum-cagão, annona glabra - araticum liso, annona salzmannii - araticum verdadeiro, rollinia emarginata - araticum mirim, annona tomentosa - araticum de moita e marolinho do campo e duguetia furfuracea -marolinho do cerrado, rollinia sericea ou rillinia sylvatica - cortiça, rollinia salicifolia - cortiça-lisa. O nome indígena é “Ariticum”, vem do Tupi e significa “fruta mole” outro nome utilizado é “Marolo” expressão que indica a fraseologia “cabeça-de-negro”. Tanto o Ariticum de moita como o Marolo nativo dos cerrados brasileiros e sua distribuição é descontinua, aparecendo nos campos abertos, no cerrado de árvores arbustivas e no cerradão onde a vegetação é mais densa, ocorrendo desde Goiás e Tocantins até o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Brasil. A árvore do Marolo cresce até 10 metros já o Ariticum de Moita é um arbusto com altura de 1 a 2 metros. Existem várias espécies de araticuns, distribuídos no Brasil e este nome é utilizado para designar a maioria das anonáceas, araticum de folha miúda, de terra fria. Os frutos não apresentam boas características comerciais, mas com potencial farmacêutico, no melhoramento genético e como porta-enxerto para outras anonáceas comerciais. Pode ser comido in natura ou fazer suco, doce, geléia ou tantos outros modos.

3 comentários:

  1. Eu conheci essa fruta na minha infancia no interior de São Paulo, dava pra saber que tinha fruta madura a longa distancia devido ao seu aroma peculiar, era apenas uma (moita) os fruto quando granados ficavam tocando o solo belas lembranças...

    ResponderExcluir
  2. Também prá mim representa uma das saudades da infancia, passada em São Borja, RS, na fronteira com a Argentina, às margens do Rio Urruguay... ARITICUM chamavamos... e lembro que tinha uns que davam em arbustos pequenos e outros em grandes árvores (2 espécies?)... Acabei de comer um aqui em Galvão, SC. porisso procurei no Google e encontrei aqui.

    ResponderExcluir
  3. comi muito na infâmcia, interior do paraná, mais o pé não era baixinho como diz um comentário aew, são altos, !!

    ResponderExcluir