terça-feira, 24 de novembro de 2009

COCO BABÃO - (Syagrus flexuosa - acumã, Syagrus vagans - ariri)

Entre outros nomes populares: aricuri, côco-do-campo, côco-de-raposa, côco-de-vaqueiro, côco-de-vassoura, palmito do campo. Ocorre na Bahia, DF, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo no cerrado e em solos arenosos. Palmeira que forma touceiras, caules arqueados que atingem 2-4 metros de altura, 7-5 folhas pinadas com 1m. ou mais, coloração verde acinzentado. Frutos comestíveis apreciados pelos animais; frutifica na primavera e verão, com baixo índice de germinação e suporta transplante.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber seu valor nutricional e se essa planta pode causar algum tipo de alergia, pois ela queimou minha mão, quando peguei no seu cacho e torci para tirar os frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode haver queimadura sim pela substancia corrosiva que contem em seu cacho assim como acontece no cacho de outras espécies,como o da jaca,é recomendável o uso de proteção para as mão no ato de colheita,tanto para evitar essas substancia,quanto para o risco de cortar a mão e ter contato com um animal perigoso como escorpião

      Excluir