terça-feira, 24 de novembro de 2009

CUPUÍ - (Theobroma subincanum)

Parente do cupuaçu verdadeiro ao qual se assemelha em aparência é, entretanto bem menor e, ainda que possua boa polpa tirante a doce, careça do aroma inigualável a do seu primo próximo. Espécie silvestre, dispersa-se por todo o Pará e pelo resto da região amazônica atingindo a área dos países limítrofes, preferindo matas de terras altas e, principalmente as margens dos igarapés onde é grande a umidade do terreno. Muito apreciado para a feitura de refrescos, o cupuí é, também, fruto básico na alimentação dos animais da floresta, máxime os trepadores, a começar pelos macacos.

5 comentários:

  1. 93/5000
    hola, por favor deje saber si usted tiene acceso a las semillas de esta especie. Pago un buen precio. saludos. dns@poczta.onet.pl

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o texto definiu apenas o Pará, mas não, também, dispersa-se por todo o estado do Amazonas, e, apesar de ter o nome próximo ao cupuaçu (cupui)os caroços e o sabor é de cacau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você saberia me dizer o período de safra do Cupui?

      Excluir
    2. Estou comendo cupuí agora, meu pai comprou na feira da Manaus Moderna no centro de Manaus. Acho que estamos em época de safra, vi frutos pequenos em janeiro

      Excluir
  3. Pleno 2021 e eu aqui saboreando um e pesquisando se esse é o verdadeiro nome.

    ResponderExcluir