terça-feira, 24 de novembro de 2009

CEREJA DO RIO GRANDE - (Eugenia involucrata)

Também conhecidas como cereja-do-rio-grande-dulcíssima e cereja-do-rio-grande-gigante. Fruto ovalado, de quase 3cm de comprimento, com casca lisa, de coloração alaranjada a vermelho-escura quando maduro, com polpa esverdeada, aquosa, agridoce, envolvendo de 1 a 5 sementes. Embora pouco conhecida pela maior parte dos brasileiros, a cereja está muito presente nos pomares do sul do país, sendo consumida in natura ou utilizada na confecção de deliciosas geléias.

7 comentários:

  1. DESCOBRI!!!!!!! Há anos procuro identificar o nome dessa fruta! Tenho um pé plantado há anos e só frutificou uma vez. Ela tem uma "praga" que dá nas folhas, parece um fubá, bem fininho. As flores novas nascem retorcidas e caem praticamente todas. Já tentei de tudo, até agrotóxico e nada resolveu. Será que existe algo que possa resolver? deboratoro@hotmail.com
    Grata
    Debora
    deboratoro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Débora, vc já tentou borrifar água com detergente de cozinha neutro? pra cada litro de água uma colher de sopa, como os fungos, respiram pela ''pele'', o sabão faz com q eles morram ''sufocados''. borrifar duas vezes ao dia por uma semana consecutiva.

    barbara

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar. Uso muito sabão para matar formigas e pragas do meu gramado. Quem sabe resolve???? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Prezados
    Casotenham problema com plantas, veja o site
    http://www.ecoplanet.agr.br/index.php?p=q%7CH%7C*%7Cf%7Cb%7Ck%7Cv%7Cz%7Cl%7C*%7Co%7Cv%7Cb%7Co%7Cq%7Co%7C
    Não é propaganda é uma dica apenas uso os produtos dos mesmos.
    Tem dado bom resultado.
    Esperimente
    MMonteiro
    Cuidado lá tem remedio paracareca.ksksksksksksksk

    ResponderExcluir
  5. Prezado
    Caso não resolva, se for a vaso descarte por uso demasiado. se não lave com solução de cal e água no sol 24 horas.
    O substrato descarte total, faça um solução se 1% com água sanitária por 30 segundos. para as raízes das plantas, lavar com água.
    Caso encontre lesma recolha em um saco, CUIDADO todas as operações deve ser feito com luvas e ao termino lacar com cloro e oxido de cobre usado nas piscinas.
    Se tem duvida estou aqui.
    MMonteiro

    ResponderExcluir
  6. As formigas se alojam no vaso pq lá existem alimentação abundante que são as cochonilhas nas raízes. Eu uso óleo de neem e coloco carvão e cinzas na terra.

    ResponderExcluir
  7. Se tiver muitas formigas eu recomendo com a minha experiência de amadora e "loukaporplantas" replantar a plantas e descartar a terra e lavar o vaso com água, sabão e algumas gotas de cloro.

    ResponderExcluir