domingo, 22 de novembro de 2009

GUAPEVA CURRIOLOA - (Pouteria ramiflora radlk)

Forma ovóide, de coloração alaranjada ou esverdeada, com polpa esbranquiçada, contendo uma única semente de cor roxa. Algumas vezes possuem uma coloração esbranquiçada, fato bastante raro na natureza. Sua polpa também branca é comestível e muito saborosa. Surgem no período de dezembro a janeiro. Cultivadas apenas em pomares domésticos é, ao mesmo tempo, designação para frutas e árvore bem conhecidas e freqüentes em quase se todo o território nacional. Originárias do Brasil árvores com esse nome podem ser encontradas desde a Amazônia até a Bahia, seguindo por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, até chegar ao Paraná. Planta da mesma família do abiu e de outras sapotas, a curiola ocorre, preferencialmente, perto da água, nas beiras de rios e nas várzeas. Algumas espécies preferem o ambiente da floresta pluvial, nas regiões amazônicas (pouteria torta); outras preferem o cerrado (pouteria ramiflora).

9 comentários:

  1. olá! estou tentando achar muda de Pouteria guapeva (não consegui mudar a fonte do nome científico pra itálico), mas até agora não achei onde comprar. Vcs têm alguma indicação?
    Obrigada
    Daniele Naliati Caminero
    daninaliati@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu sítio em Goiânia tem vários pés nessa época elas estão dando frutos

      Excluir
  2. Meu tio tem uma planta (guapeva) no norte de Goias com aproximadamente 20 anos e que nunca produziu flores e frutos. Alguém poderia me indicar adubação adequada para a planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O mais correto a ser feito neste ou em outros casos similares, é encomendar um exame laboratorial do solo que margeia a árvore a um laboratório especializado, a partir disso você deverá saber quais são as necessidades nutricionais da espécie ( talvez seja possível encontrar este relato em trabalhos científicos agronômicos ) a partir dessas duas etapas realizadas, é só procurar em lojas especializadas e comprar os minerais que estejam em deficit, como a planta já está estabelecida, fazer adubações de manutenção anuais e se o exame indicar um nível de pH anormal deverá ser feito uma adubação de correção, boa sorte.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. QUE TIPO DE FOLHA QUE A GUAPEVA TEM?
    E PRA TRABALHO DE FACULDADE.
    PF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Folhas inteiras, alternas, espiraladas e coriáceas.

      Excluir